Serviços a Concessionárias de

Recuperação de Perdas Comerciais

A Singel, desde 1998, foi pioneira na prestação de serviços visando a redução de perdas comerciais às concessionárias distribuidoras de energia elétrica. Este serviço tem como principal objetivo a redução das perdas geradas no sistema e, por conseguinte, recuperação de receitas no mercado consumidor. Para tal, são observados níveis de fraudes, avarias e falhas de cadastro que causam a redução do consumo faturado pela concessionária. A Empresa conta com um quadro altamente qualificado, avalizado pelo know-how adquirido em mais de 1.650.000 unidades consumidoras inspecionadas, 170.000 negociações de débitos diretamente com consumidores e mais de 350.000 medidores de energia elétrica substituídos.

Definição

Perdas Comerciais + Perdas Técnicas = Perdas de Energia Elétrica

Perda comercial é a energia elétrica fornecida e não faturada por:
• Inconsistência cadastral.
• Falha de equipamento de medição.
• Desvio de energia.

Objetivos
Para redução das perdas comerciais é necessário:
• Avaliar o montante de energia fornecida e não faturada.
• Reduzir as perdas através de inspeção e cobrança.
• Atender normas do poder concedente.

Etapas da Execução do Serviço

A Singel Engenhariaé a primeira empresa do Brasil a disponibilizar o Ciclo Completo da Recuperação de Perdas Comerciais, utilizando treinamento específico em cada área da operação.

Ciclo completo da recuperação de perdas comerciais.

  • Avaliação

    Para executar o serviço de perdas comerciais é preciso avaliar o mercado da concessionária:
    • Estratificação do mercado em segmentos de classe e tipo
    • Definição aleatória da amostra
    • Inspeção da amostra
    • Conhecimento dos índices de perdas

  • Análise

    Indica onde realizar inspeções com melhores resultados, definindo-se:
    • Segmentação por classe e tipo de consumidor
    • Quantidade de inspeções
    • Recuperação de energia projetada
    • Valor financeiro projetado
    • Investimento necessário

  • Inspeção

    Para executar o serviço considera-se:
    • Logística
    • Grau de assertividade
    • Operacionalidade
    • Análise de desempenho

  • Cobrança

    A eficiência da cobrança é otimizada com:
    • Estrutura regionalizada de atendimento ao consumidor
    • Formalização do débito retroativo
    • Negociação do débito
    • Acompanhamento das receitas

  • Recuperação

    Compreende-se através das ações de:
    • Atualização do cadastro comercial
    • Substituição dos equipamentos de medição
    • Cálculo e cobrança da energia retroativa

  • Relatórios

    Apresentação periódica do desempenho das atividades
    • Índice de assertividade
    • Índice de assertividade
    • Valor calculado e negociado

Arquivos Cases para Downloads

 

Porto Alegre - RS Avenida Pernambuco, 1400
Fone: (51) 3021.1200

© Copyright 2010 - Grupo Singel. Produzido por Reweb